domingo, 18 de novembro de 2012


Como Fazer e utilizar uma pilha de estrume artificial (composto)
   A Natureza recicla constantemente diversas matérias. Ao fazer uma pilha de composto, você está simplesmente  aproveitando o trabalho realizado pela Natureza.
• Escolha um local relativamente ensolarado, onde a pilha de composto não se torne notada. Uma área de cerca de 3,5 me 1 m de altura será suficiente; contudo, as dimensões podem ser alteradas de acordo com o espaço disponível.
• Comece por limitar a área, utilizando no fabrico da vedação um material que apresente orifícios, necessários á ventilação. Pode ainda fazer uma cova, embora esta solução não permita um apodrecimento tão rápido.
• Para ser de boa qualidade, o composto deverá conter vários constituintes. Utilize erva cortada e folhas e junte-lhes casca de batatas ou de cenouras, borras de café e outros restos da cozinha. Pode também utilizar os materiais absorvidos por um aspirador. Jornais, papelões e outros papéis deverão ser rasgados em tiras antes de adicionados. Não junte pedaços de carne, latas ou garrafas.
• A fim de apressar o processo de transformação em estrume, junte um elemento ativador, expressão que designa os excrementos dos cavalos e do gado, mesmo dos cães e dos gatos. Como alternativa utilize um pouco de sulfato de amônia, que pode ser adquirido em qualquer loja de artigos para agricultura.
• Faça a pilha de composto alternando camadas de detritos vegetais, restos da cozinha, elemento ativador e terra. Encharque abundantemente cada camada e comprima-as firmemente. Se cobrir a pilha com tábuas ou sacas, evitará que o cheiro se espalhe.
• Uma vez a pilha com a altura de 1 m, deixe-a fermentar durante seis meses; se secar, regue-a de vez em quando com uma mangueira. Se dispuser de espaço suficiente, pode iniciar nesta altura uma segunda pilha para composto.
• As bactérias começarão a atuar sobre as substâncias existentes na pilha de composto. Quando apresentar uma cor escura e não subsistirem sinais das substâncias que a formaram, a pilha está pronta para ser utilizada. Se as partes exteriores não tiverem apodrecido, retire-as e junte-as ao segundo monte.
• Espalhe o novo estrume no jardim. Se o misturar com alguma terra, enriquecerá consideravelmente o terreno do seu jardim.

Nenhum comentário: